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ESTRATEGIAS

CONHEÇA A ESTRATÉGIA TUT, TEMPO SOB TENSÃO

CONHEÇA A ESTRATÉGIA TUT, TEMPO SOB TENSÃO

Time-Under-Tension (TUT), Tempo sob tensão refere-se à quantidade de tempo que um músculo é colocado sob tensão mecânica durante uma série.

ANOTE📋
Quanto mais prolongada a tensão, mais intensa a série e maior o potencial de crescimento.

A maioria dos Bodybuilders submete seus músculos cerca de 24-36 segundos de TUT por 8-12 repetições (1 segundo na fase concêntrica e 2 segundos na fase excêntrica).

Ao maximizar a tensão muscular com séries de 40-60 segundos (2 segundos na concêntrica e 3 segundos na excêntrica), maior laceração muscular e liberação de hormônio do crescimento é alcançada e pode resultar em maior tamanho.

O TUT pode ser brutal, especialmente ao usar os mesmos pesos de treinamento empregados com menos TUT por série.

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ANOTE📋

Certifique-se de manter o TUT consistente em todas as 12 repetições e concentre-se na forma perfeita por todo movimento. Embora possa parecer fácil em teoria, o TUT prolongado pode levar algum tempo para se acostumar.

Todos as séries de TUT devem ser concluídos seguindo um protocolo típico de 24 a 36 segundos por série.

Modifique todas as séries para garantir que o TUT correto seja alcançado (por exemplo, em séries de 6 a 8 repetições, é necessário um TUT prolongado de 30 a 40 segundos).

ANOTE📋

Três mecanismos principais contribuem para a hipertrofia muscular. A primeira delas é a tensão mecânica (a quantidade de tensão colocada em um músculo durante uma série). O segundo e o terceiro são o estresse metabólico e os danos musculares.

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MAIS INTENSIDADE⚡

Sem tensão suficiente colocada sobre os músculos que trabalham, tanto o estresse metabólico (inchaço das células resultante em grande parte do acúmulo de ácido lático) quanto o dano muscular (o micro-rasgo do tecido muscular devido à força sustentada) provavelmente não serão suficientemente indutores de crescimento. Ao monitorar o TUT, os dois últimos fatores críticos de crescimento são possibilitados em maior grau.

ANOTE📋

Para aplicar a estratégia TUT faça o seguinte:

2 segundos na fase concêntrica
3 segundos na fase excêntrica

Ou seja MOVIMENTOS mais lentos e concentrados deixando a musculatura sob mais tempo de tensão.

NÃO ESQUEÇA🏅
Quanto mais prolongada a tensão, mais intensa a série e maior o potencial de crescimento.

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